Skip to content

Seus amigos estão te deixando gordo e preguiçoso

dezembro 17, 2010

Por Adriano Dutra Teixeira

Agora a culpa é deles. Seus amigos estão te deixando gordo e preguiçoso, segundo a recente pesquisa: Is Poor Fitness Contagious? Evidence from Randomly Assigned Friends.

Antes da publicação deste artigo, a literatura precedente havia encontrado que os pesos e hábitos das pessoas parecem se correlacionar com os dos amigos, mas havia um enorme dilema em separar a causa do efeito. Talvez amigos preguiçosos possam fazer você mais preguiçoso e amigos atletas te fazer mais atleta. Mas talvez não, as pessoas já escolhem amigos com estilos de vida semelhantes.

Este artigo tentou contornar este assim chamado “efeito homofilia”, olhando para os dados da United States Air Force Academy, de 2001 a 2005. Os autores – Scott E. Carrel, da Universidade da Califórnia; James E. West da Academia da Força Aérea; e Mark Hoekstra, da Universidade de Pittsburgh – estudaram 3.487 alunos de graduação que foram divididos aleatoriamente em grupos residenciais de aproximadamente 30 pessoas, com quem passaram a maior parte do tempo.

O trabalho encontrou evidências de que a saúde física foi afetada pelas pessoas com quem passaram o tempo. Acredite, o efeito maior ocorreu nos alunos em boa forma. Os alunos considerados “atletas” tiveram seus costumes contaminados com a convivência com indivíduos desregrados. Os resultados são portanto bastante consistentes com a idéia provocativa de que maus hábitos se espalham de pessoa para pessoa.

Os autores explicam que os estudantes ao depararem com uma assimetria de natureza física e cultural, parecem querer comparar o seu condicionamento físico próprio para o ajuste, pelo menos entre eles, e acabam por adotar a dieta e o exercício daquele indivíduo possuidor da pior forma. Assim, os resultados sugerem que existe uma motivação para piorar os hábitos de saúde daqueles indivíduos em boa forma física, podendo vir a afetar a saúde de muitos outros indivíduos, gerando um efeito multiplicador social.

Referências:
Pdf do artigo Is Poor Fitness Contagious? Evidence from Randomly Assigned Friends http://www.nber.org/papers/w16518.pdf
One Comment leave one →
  1. dezembro 17, 2010 12:10 am

    Aproveite e deixe a sua opinião ou recado. O seu comentário aqui é para nós o nosso termômetro.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s