Comércio dos Mundos

Você já pensou se existe vida fora da Terra? Se sim, já pensou se fossemos capazes de comercializar com outros planetas?

Pois saiba que, se amanhã descobrirmos que existe vida em outro planeta, e passarmos a comercializar com esse planeta, os economistas já estarão preparados. Pois é, existe a teoria do comércio interplanetário.

Pode parecer um tema um tanto estranho para se pesquisar, mas este já conta com vários autores. Dentre eles, destaca-se o nobel Paul Krugman. Em seu paper The Theory of Interstellar Trade, Krugman reconhece:

“This paper, then, is a serious analysis of a ridiculous subject, which is of course the opposite of what is usual in economics.”

De modo geral essa literatura se baseia na economia internacional e encontra seu ponto forte na década de 1970. Se olharmos para o período, podemos compreender o interesse desses economistas pelo tema. Em função dos avanços e conquistas na exploração espacial da época, um cenário de comércio interplanetário talvez se acreditasse que fosse mais provável.

Embora a contribuição dessa literatura seja relevante, esse tema nos deixa uma lição. Se for para “viajar”, que seja para bem longe, que seja para outros planetas.

This entry was posted in Comércio internacional, Curioso. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *