Skip to content

Regiões Metropolitanas e Transporte

julho 28, 2011

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) acabou de publicar um estudo sobre a mobilidade nas metrópoles brasileiras. O Comunicado nº 102, “Dinâmica populacional e sistema de mobilidade nas metrópoles brasileiras”, traz uma análise do crescimento populacional nas regiões metropolitanas e suas implicações no sistema de transporte em massa.

Segundo o documento, 42% da população brasileira se concentrava em regiões metropolitanas em 2010. Além disso, o trabalho aponta que a população dos municípios periféricos cresce a uma taxa superior a das cidades-sede. Uma das explicações apontadas para esse maior crescimento é o alto custo da moradia nas cidades-sede das regiões metropolitanas.

Todavia, os empregos ainda estão concentrados nas cidades-sede, levando milhares de trabalhadores a se deslocarem diariamente por longas distâncias. Portanto, esse crescimento implica em uma maior pressão sobre os sistemas de transporte público metropolitano.

De acordo com o comunicado, “cria-se a necessidade de um sistema metropolitano de transporte de alta capacidade que, pela sua escala, se torna incompatível com a capacidade de financiamento dos municípios, isoladamente”.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s