Skip to content

Um bem de Giffen na Crise do euro

outubro 8, 2011

O gráfico abaixo foi divulgado ontem pela BCA Research e explora como múltiplos equilíbrios da dívida são possíveis na presença de ataques especulativos. Em tempos normais, o equilíbrio vem de uma demanda (e oferta, é claro) por títulos bem-comportada – a curva de demanda é negativamente inclinada, ou seja, quando o preço do título cai, a taxa de juros do título aumenta e a quantidade demandada sobe. Entretanto, quando os preços começam a cair demais, os altos rendimentos do título colocam em questão a solvência do país, a demanda fica positivamente inclinada o que faz a quantidade demandada do título cair. É exatamente neste trecho de vulnerabilidade que o título passa a ser um bem de Giffen.

A curva volta a ser bem-comportada somente no terceiro trecho quando um equilíbrio indesejável é atingido e a dívida fica insustentável, neste caso, os preços dos títulos estão muito baixos e os rendimentos da dívida altos demais. Fica portanto a cargo do Banco Central o desafio de tentar garantir que o primeiro equilíbrio seja atingido.

2 Comentários leave one →
  1. Caio permalink
    outubro 8, 2011 6:01 pm

    Poxa Adriano, muito interessante!!! Esse gráfico realmente era uma dúvida que sempre tive sobre o comportamento da demanda na instabilidade que experimentamos.

  2. outubro 9, 2011 10:57 am

    Opa, que bom Caio! Obrigado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s