Skip to content

Dilma começa 2012 com o pé direito?

janeiro 24, 2012

Por um lado…

Pesquisa Datafolha publicada nos últimos dias pela Folha de S. Paulo mostra que 59% dos brasileiros consideram o governo de Dilma Rousseff bom ou ótimo. De acordo com a sondagem, esta é a maior aprovação de um governante à frente do país após o primeiro ano de mandato, superando seu antecessor, Lula, ao final de 2007 (aprovação de 50%).

Este resultado, de certa forma, está intrinsecamente ligado a outro, às expectativas econômicas para 2012. Segundo o Datafolha, 60% dos entrevistados acreditam numa melhora da situação econômica pessoal nos próximos meses (em junho de 2011, eram 46%).

Outros resultados relevantes nesta área dizem respeito ao desemprego (aumentou de 31% para 36% aqueles que acreditam que o desemprego irá diminuir), à inflação (recuou de 51% para 46% os que esperam alta da inflação) e à situação econômica do país (cresceu de 42% para 46% o número de pessoas que dizem que a economia brasileira irá melhorar).

Por outro lado…

O governo brasileiro foi destaque negativo em um levantamento divulgado ontem pelo jornal Washington Post. A pesquisa foi realizada pela Edelman Trust Barometer com cerca de 25 mil indivíduos em todo o mundo, com uma amostra de famílias com alta escolaridade, renda elevada e que também acompanha as notícias regularmente. Em relação ao ano anterior, foi encontrado um aumento significativo de desconfiança no governo brasileiro.

Fonte: EDELMAN

Os motivos não foram revelados pela pesquisa, mas é possível inferir com base em outras pesquisas que a elevada inflação e a lentidão do governo em despender os investimentos necessários para a Copa e Olimpíada, em grande parte devido à troca de lideranças de ministérios-chave ao investimento sob denúncias de corrupção, vêm desagradando aos brasileiros.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s