Prosa Econômica hoje na Folha de S. Paulo

O jornalista Felipe Gutierrez, do caderno de Negócios da Folha de São Paulo, me procurou essa semana para conversarmos sobre discriminação de preços, estratégia que um número cada vez maior de empresas vem usando para aumentar e explorar seu poder de mercado. A motivação da nossa conversa foi o post que escrevi da Angélica Grill, que teve repercussão (link) no Freakonomics e Marginal Revolution. Falei das condições necessárias para que a discriminação de preços ocorra, dos graus de discriminação e comentei alguns exemplos.

Em virtude dos direitos autorais do jornal, coloquei apenas a manchete da matéria na imagem abaixo. O artigo foi publicado no caderno de negócios da Folha de S. Paulo. Assinantes da Folha/UOL podem acessá-lo na íntegra aqui.

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

6 Responses to Prosa Econômica hoje na Folha de S. Paulo

  1. Janaina says:

    Eu acho legal discriminação de preços. Acredito naquela de que “direitos iguais para os iguais e direitos diferentes para os diferentes”. :)

  2. surfando says:

    Janaína, eu já penso um pouco “diferente”: ” direitos diferentes para os iguais e direitos iguais para os diferentes “, ou vice versa..sei lá.

  3. Caros, que a prática é “legal” é. Na matéria o chefe de gabinete do Procon de São Paulo também foi entrevistado e disse que “não há irregularidade em conceder descontos para consumidores de diferentes perfis”. O ponto importante aqui é quando é viável discriminar preços. Discutiremos isso em novos posts.
    Abraço
    Adriano.

  4. Ainda acretito nas leis de mercado.
    Torna-se dificil essa prática poserá haver discriminação de clientes.

    • Arlindo, este é outro ponto interessante. Ocorre que, em geral, a eficácia da discriminação de preços requer que a firma tenha elevado poder de mercado, funciona na base do “pegar ou largar”.
      Abraço

  5. Pingback: Top Five Prosa Econômica « Prosa Econômica

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *