Skip to content

Um vinho salgado, ao menos para o bolso

abril 18, 2012

Medidas protecionistas não são novidade para ninguém, sejam estas provenientes de países estrangeiros em relação ao produto nacional sejam do Brasil para com importados. No entanto, algo inusitado está acontecendo no mercado de vinhos.

Recentemente alguns vinicultores do país solicitaram ao governo o aumento do imposto de importação sobre o produto de 27% para 55%, com o intuito de “proteger” os fabricantes locais. No entanto, o pedido de salvaguardas tem encontrado resistência mesmo no Brasil.

Como protesto a essa atitude, alguns restaurantes decidiram tirar da carta os vinhos nacionais cujos produtores se manifestaram favoráveis à medida. Embora incipiente, o movimento pode abrir precedente para outros posteriores. Quem sabe a moda pega! Já pensou, concessionárias vendendo apenas importados para protestar contra o protecionismo aos carros nacionais?

Aparentemente esse dia ainda está bem distante. A “retaliação” no caso dos vinhos é possível porque parte substancial da bebida é proveniente do exterior. Em 2011, foram importados 72 milhões de litros contra uma produção nacional de 19 milhões. Ou seja, num mercado dominado por estrangeiros (quase 80% do produto consumido), impor restrições comerciais não é tão fácil assim.

2 Comentários leave one →
  1. luiz fernando antonio permalink
    abril 18, 2012 1:44 pm

    Prezados Senhores

    Eu fiz comentarios sobrew os sacos plasticos e tambem sobre o vinho e vejo que amb os não foram publicados. Qual a razão?

    obrigado

    Luiz Fernando Antonio

    • abril 18, 2012 2:09 pm

      Olá Luiz, não sabemos o motivo. Pode ser um erro da WordPress, que é a plataforma do blog. Por gentileza, pedimos que atualize a página e tente novamente.
      É sempre um prazer vê-lo por aqui.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s