Skip to content

O futuro que queremos: utopia

maio 18, 2012

O objetivo da Rio +20, conferência da ONU que acontecerá no Rio de Janeiro entre os dias 13 e 22 de junho é debater em nível mundial uma forma de conciliar crescimento econômico e preservação do ambiente.

EUA, Alemanha e Inglaterra não virão. Os EUA estão preocupados com a eleição presidencial e Alemanha e Inglaterra estão concentradas na crise da zona do euro.

Enquanto ocorria a Rio 92 o grande debate do momento era sobre as causas do aquecimento global. Discutia-se se realmente a atividade humana estava afetando o clima do planeta. Vinte anos depois, e essa questão ainda não é uma verdade granítica na sociedade científica, mas o enfoque dessa reunião não é o clima.

Os países em desenvolvimento liderados pelos BRIC’s colocaram em cima da mesa a seguinte proposta aos países desenvolvidos: “nós sabemos que o processo de desenvolvimento implica em transformar o ambiente. Dominá-lo, e transformá-lo mais suscetível à ação humana. Ocorre que nesse processo florestas são consumidas, espécies de animais desaparecem, o ar e a água ficam mais poluídos. Por isso nós propomos que vocês deem assistência para que nós cheguemos ao clube dos ricos sem maiores custos. Ou seja, queremos 0,7% do PIB de vocês anualmente e que a tecnologia seja transferida de graça. Caso contrário vamos nos desenvolver degradando o planeta em uma taxa equivalente a que vocês empreenderam no século XIX .

Naturalmente o texto final da reunião não será aprovado nesses termos. Em relatório recente, a WWF afirma que o consumo humano exigirá o equivalente a duas terras em um futuro próximo. É claro que conciliar a ideologia verde com o paradigma de consumo da sociedade atual é tarefa difícil. Cada país terá que traçar seu próprio caminho, esse futuro que queremos não será alcançado com conferências e cartas de boas intenções.

3 Comentários leave one →
  1. Karina Duarte permalink
    maio 18, 2012 10:25 am

    Gostei da análise. Vcs teriam o link ou vídeo dessa proposta dos Brics?
    bjos

    • Luiz Henrique Pacheco permalink
      maio 18, 2012 4:25 pm

      Essa proposta dos países em desenvolvimento está no esboço zero da conferência. Link: http://www.rio20.gov.br/documents/documentos-da-conferencia/esboco-zero e será objeto de discussão entre os diplomatas e chefes de Estado.

Trackbacks

  1. Boas intenções « Prosa Econômica

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s