Skip to content

A sucessão no IPEA mexe com egos

maio 31, 2012

Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade.
Eclesiastes 1:2

Oreiro, Pochmann, gráfico nonsense do Oreiro e Alex

Quem disse que na academia brasileira não existem uns entreveros? Ao melhor estilo Tyler Cowen e Paul Krugman, está acontecendo essa semana um burburinho por parte do economista Alex Schwartzman. O motivo: a troca de comando no IPEA.

Márcio Pochmann, atual presidente, está deixando o instituto para concorrer à prefeitura de Campinas pelo PT e depois de cinco anos deixa o cargo com um problema para o sucessor: desvincular a imagem que se tem das pesquisas do IPEA com a propaganda do governo PT.

Notadamente no Brasil e em particular na ciência econômica, os economistas não absorvem bem as críticas. O debate quase sempre sai da esfera das ideias e cai na vala comum da lavagem de roupa suja pela imprensa. Dessa vez não foi diferente. A crítica à pessoa do Oreiro corre à solta no blog do Alex. Alcunhas do tipo “Oreiada” ou “Oreiúdo” ao Oreiro e “palhaço Poquimão” ao Pochmann são alguns exemplos.

A crítica pertinente é que assim como Pochmann, Oreiro não tem currículo para liderar um instituto de pesquisa, dado o peso das suas publicações. Ou seja, apesar de ser um pesquisador produtivo do Cnpq, essa produtividade está inflada com alguns artigos de qualidade muito ruim (vide gráfico da imagem, aqui uma versão maior).

O interessante é como a disputa por um cargo de destaque na profissão de economista mexe com a vaidade dos pares.

 

3 Comentários leave one →
  1. Flávio Josefo permalink
    maio 31, 2012 1:01 pm

    Sinceramente, mesmo sendo eleitor do Presidente Lula desde 1989, gostaria de ver o IPEA um pouco mais próximo do que era nos anos 1990.

  2. maio 31, 2012 3:53 pm

    Só lembrando que o post em questão não é do Schwartsman, mas sim do colaborador anônimo dele. E não acho que seja só questão de vaidade, não. Ataques pessoais à parte, é totalmente legítimo discutir os méritos dos candidatos.

    • Luiz Henrique Pacheco permalink
      maio 31, 2012 7:49 pm

      Concordo com a discussão e a sabatina ao candidato. Mas a dureza da crítica deixa transparecer: espere aí por que não lembraram do meu nome?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s