OIT mostra crescimento real dos salários no Brasil

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgou no início desta semana o Global Wage Report 2012/2013. O relatório traz algumas considerações passadas sobre o mercado de trabalho mundial e tenta prever os rumos para o futuro.

Ao que tudo indica, os dados de 2012, a serem divulgados no início do ano que vem, não deverão ser muito animadores para algumas das principais economias mundiais. “Nas economias desenvolvidas, a crise levou a um ‘duplo mergulho’ nos salários: a média real caiu em 2008 e novamente em 2011 e o panorama atual sugere que, em muitos desses países, os salários estão crescendo marginalmente (quando há crescimento) em 2012”, ressalta.

Apesar dessas informações, o que mais me chamou a atenção foi um gráfico referente ao Brasil.

crescimento_salario_Brasil
Fonte: OIT

Em parte, esse movimento de crescimento real nos salários médios pode ser explicado pela expansão do salário mínimo real no período.

sal_min_real
Fonte: Ipeadata

Se juntarmos essas informações ao fato de que o Brasil possui atualmente uma taxa de desemprego baixa para os padrões históricos do país, isso ajuda a entender outro fenômeno, tema que já foi abordado aqui, o crescimento da classe média. Resta saber se esse panorama, de expansão salarial e desemprego baixo, irá persistir nos próximos anos.

desemprego_PME
Fonte: Pesquisa Mensal de Emprego (Ipeadata)
This entry was posted in Mercado de Trabalho. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *