Então, vamos falar de Política?

Em um post recente no blog Why Nations Fail, dos professores Acemoglu e Robinson, uma importante provocação foi levantada. Sendo citados por um membro da Câmara dos Lordes como uma dupla de economistas, Robinson brincou dizendo que se considerava um economista em recuperação, na medida em que, para a dupla o entendimento do processo de desenvolvimento passa prioritariamente pela questão política. Mais do que isso, quem lê um dos mais importantes trabalhos da dupla chega à conclusão que o fator determinante para explicar o crescimento econômico de longo prazo é a política, já que a mesma irá determinar as instituições.

Independentemente de a tese estar correta, o fato é que a importância da política para o entendimento da dinâmica econômica não pode ser mais deixado de lado. Os economistas têm que se debruçar para modelar as instituições e os comportamentos políticos. Porque, talvez, a resposta seja “a política, estúpido!”.

_______________________

Prosa 1: Já que estamos falando sobre desenvolvimento e economia política vale uma nota de pesar e tristeza pela morte do grande economista do desenvolvimento Albert Hirschman. O Hirschman é um daqueles poucos economistas que são estudados e admirados tanto pelos ortodoxos quanto pelos heterodoxos. E tenha certeza de uma coisa, para se chegar a esse patamar tem que ter dado uma grande contribuição à nossa ciência.

This entry was posted in Política. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *