Um Corinthians versus Chelsea com base no valor de mercado

Imagem: Lancenet
Imagem: Lancenet

Se fosse possível modelar a final do Mundial de Clubes em função do valor de cada jogador, qual seria o resultado de Corinthians X Chelsea no domingo? Ao que tudo indica, se usássemos um Logit ou Probit, a probabilidade de vitória do time inglês seria bem maior que a do clube brasileiro.

De acordo com ranking da Pluri Consultoria, o time inglês, com base no valor de mercado de seus jogadores, seria o 6º clube mais valioso na temporada de 2012 e o Corinthians, o 74º, atrás dos brasileiros Santos, São Paulo e Fluminense.

Outro relatório divulgado pela Pluri Consultoria nesta sexta (dia 14) mostra que os titulares dos Blues valem 5,5 vezes os prováveis titulares da equipe do Parque São Jorge, 257,1 milhões de euros contra 46,4 milhões. Dos dez jogadores mais valiosos do confronto, todos são da equipe inglesa. Paulinho, o mais valioso entre os paulistas, aparece apenas em 11º lugar.

Com base neste quesito, poderíamos esperar uma goleada do time inglês, certo? Se levarmos em consideração a trajetória de cada uma das equipes para chegar a essa final, não necessariamente. O Chelsea bateu o Barça (1º no ranking da Pluri) na semi da Champions e o Bayern (5º) na final, já o Corinthians passou pelo Santos (35º) na semi da Libertadores. Para os torcedores da equipe paulista, é esperar que a decisão seja mais um ponto fora da curva.

This entry was posted in Futebol. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *