Skip to content

O governo está interferindo muito na economia?

fevereiro 6, 2013

É muito comum economistas estrangeiros serem entrevistados no Brasil e, ao serem perguntados como anda a economia do país, tecerem elogios à condução de política econômica atual. Isto não aconteceu com o economista britânico John Williamson, entrevistado esta semana pela Istoé Dinheiro. O leitor talvez não se lembre mas Williamson foi professor da PUC Rio, na década de 70. O fato é que ter vivido no Brasil lhe trouxe bastante interesse na economia brasileira. É sobre isso que Williamson falou:

John Williamson

WILLIAMSON – Vejo uma tendência do governo de mexer o tempo todo nas regras do jogo, inclusive nas de tributação. Seria muito melhor deixar as empresas investirem onde quiser, usar a mesma regra para todas as empresas em vez de tentar estimular setores específicos. Não creio que o governo seja tão bem informado sobre que setores têm potencial para crescer mais, e acho que não faz sentido tentar fazer isso.

DINHEIRO – O governo está interferindo muito na economia?

WILLIAMSON – Está, sim. Seria muito melhor que criasse condições de igualdade, promovesse uma taxa de câmbio competitiva e deixasse as empresas trabalharem por conta própria. Um fator que freia os negócios no Brasil, na minha opinião, é que os empresários passam metade do tempo tentando adivinhar qual será a próxima ação do governo em vez de se concentrar em aumentar a produtividade. O governo está introduzindo novas regras o tempo todo.

Na íntegra aqui (via Vanderson Rocha). Como se vê, a perspectiva de que o governo continua apegado a uma visão de mundo peculiar não é uma preocupação só nossa. Medidas particularistas, focadas em setores específicos resumem o favoritismo instalado pelo governo ao tentar recuperar o investimento. Se alguém de fora está falando, é porque o problema já está grave.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s