Tão Próximos E Tão Distantes

nogalesA cidade de Nogales fica localizada no estado de Sonora, México. É uma cidade média, com cerca de 160 mil habitantes. No entanto, o que mais chama atenção é que a cidade faz fronteira com os Estados Unidos, mais do que isso, ao norte fica uma cidade também chamada Nogales, no Arizona.

A proximidade não trouxe nenhuma grande semelhança econômica para essas duas peculiares regiões. Enquanto na Nogales americana a população tem uma renda per capita de 30 mil dólares ao ano, as crianças passam o dia inteiro na escola, os pais têm nível superior, os idosos têm uma rede hospitalar de qualidade, na Nogales mexicana a população conta com uma renda per capita de 1/3 dos amigos do norte, uma boa parte das crianças não estão na escola, a maioria dos pais não têm nem ao menos o ensino superior e o sistema de saúde é rudimentar.

Como pode uma simples fronteira tornar regiões geográficas tão próximas tão diferentes? A geografia e o clima das duas cidades é, praticamente, o mesmo. Por conta da proximidade, a qualidade da terra e a temperatura são idênticas. Na mesma medida, a cultura das duas regiões não tem diferença, pois essa era apenas uma só região até 1853 quando os americanos ampliaram sua fronteira.

Em seu livro lançado ano passado, Why Nations Fail, os economistas Acemoglu e Robinson dirão que a diferença entre essas cidades reside na maneira como as instituições se desenvolveram nos Estados Unidos e no México. Mais precisamente, uma Nogales é rica e a outra é pobre porque uma está nos Estados Unidos e outra está no México. Com isso, a primeira se beneficia das instituições americanas, enquanto a segunda fica refém das instituições mexicanas. As diferenças institucionais, por sua vez, criam grandes disparidades de incentivos, o que acarretará trajetórias de desenvolvimento diferentes.

No entanto, como as instituições americanas e mexicanas se forjaram? E como se tornaram tão díspares? Bem, as respostas para essas e outras perguntas estão no livro ou, quem sabe, serão discutidas em outros posts. O livro é leitura obrigatória para todos quem tenham interesse em desenvolvimento.

This entry was posted in Desenvolvimento. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *