Skip to content

Um Carnaval mais sustentável

fevereiro 10, 2013

Recebi a notícia (via Adilson Teixeira) de que o carnaval carioca deste ano começa com uma interessante engenhoca para um problema desagradável, mas muito comum nos carnavais brasileiros: o xixi nas ruas. Todo ano, muitas campanhas são feitas, mas o problema nunca foi resolvido. A prefeitura garante que o problema não está na oferta de espaços apropriados, talvez então o problema esteja nos hábitos, na distância ao banheiro, ou mesmo na falta de incentivos de usar o lugar correto. Pensando nisso, o Afroreggae e a prefeitura do Rio inventaram uma saída inusitada para a questão. Trata-se do primeiro trio elétrico movido a xixi.

Xixi-eletricoComo funciona? Veja a imagem. O mecanismo é semelhante ao de uma hidrelétrica. Em primeiro lugar, o fluxo de urina é usado como “força para mover o dínamo que utiliza o fluido para gerar energia”. Em segundo lugar, a energia é armazenada numa bateria que está ligada ao trio. Em terceiro, a energia é utilizada. Portanto, se o xixi é feito no local correto, a festa é garantida.

Ideia muito boa mas que precisa ver como vai ser na prática. Obviamente este seria um exemplo concreto de que as pessoas respondem a incentivos. De fato, o comportamento muda quando novos benefícios surgem. Claro que as pessoas deveriam respeitar as vias públicas de qualquer jeito, mas todos sabemos que infelizmente no Brasil isso é meio complicado de acontecer. Então quem sabe uma engenhoca dessas traga um incentivo adicional às pessoas usarem o lugar certo, nem que seja apenas com o objetivo de manter a música tocando… A quem possa interessar, aqui estão as informações oficiais sobre o funcionamento do projeto.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s