Skip to content

Custos de Exportação

março 6, 2013

Desde que postei a notinha do trabalho recente de três pesquisadores do Banco Mundial sobre o desempenho brasileiro das exportações, venho trocando emails com os autores da pesquisa sobre o que teria influenciado o forte aumento dos custos de exportação no Brasil a partir de 2006. A pergunta foi lançada primeiramente no comentário do Marco (UnB).

No gráfico mencionado vimos que a trajetória do custo de movimentação de contêiner mostra forte alta recente, fato que não foi notado nos demais países da América do Sul e dos BRICs. No último ano do levantamento esse custo chegou a U$ 2.215 no Brasil, comparado a apenas U$500 na China. Muito atenciosos, os pesquisadores detalharam para nós os fatores que mais interferiram nas variações dos custos de logística:

“O custo em questão é composto por 4 itens: preparação de documentos, alfândega, manejo no terminal e transporte terrestre. Transporte terrestre foi o maior responsável para a alta de custo total entre 2007 e 2013. Nada menos que 50% da alta de 252% no periodo veio deste componente, o qual subiu 395%. Depois, 22% da alta veio de manejo no terminal, o qual ficou 245% mais caro entre 2007-2013. Assim, a alta de custo não ocorreu na burocracia, ou seja, preparação de documentos ou na alfândega, e sim no manejo da carga, principalmente o custo terrestre. O elevado custo logístico confirma o nosso ponto sobre a necessidade de investimentos.”

3 Comentários leave one →
  1. Antônio Galdiano permalink
    março 7, 2013 1:47 pm

    Adriano, os pesquisadores passaram os dados de comparação internacional item a item (entre os 4 sistematizados) para você? Eles explicaram também se esse impacto nos custos de transporte terrestre havido no Brasil seguiu a tendência internacional ou se foi um fenômeno local?

    • março 8, 2013 2:04 pm

      Oi Antônio, tudo o que me foi passado eu coloquei na parte final entre aspas. Já os outros dados do post eu retirei da pesquisa deles mencionada anteriormente.
      abraço!

  2. marco bittencourt permalink
    março 11, 2013 3:44 pm

    Também , qual o Antonio, fiquei curioso sobre o que poderia ter levado o custo de transporte ter aumentado em tal magnitude. Nem sei como esses pesquisadores calcularam tal índice. Falo isso porque os dados no Brasil geralmente são confusos, distorcidos e pouco questionados. Assim, fico na torcida para que voces consigam mais informações.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s