Career Day

Você já se imaginou explicando para um monte de crianças o seu projeto de iniciação científica, mestrado ou doutorado? Já pensou em quão complicado seria expressar o quê um professor universitário/pesquisador faz em seu dia de trabalho?

Pois então, o professor Bryan Caplan, da George Mason University, foi convidado para participar da “Career Day” da escola do seu filho e bolou uma pequena apresentação, bem didática, que você pode ver nesse post aqui.

Em um dos melhores slides da apresentação, o professor esclarece de forma clara como é o ciclo de formação de um professor universitário nos Estados Unidos:

gmu

O interessante é que, ao contrário do Brasil, o pesquisador que acabou de concluir o doutorado tem que passar por um período longo de avaliação para conquistar um cargo vitalício de professor universitário. Nas nossas Universidades os candidatos passam por algumas etapas de avaliação que incluem análise de currículo, avaliações teóricas e didáticas. Sendo aprovado, o cargo é dele e, não necessariamente, com estabilidade (depende da Universidade). Outra diferença é o tempo de aulas por semana dada por um pesquisador top americano: apenas 6 horas. Os professores brasileiros, no geral, não têm nem tempo para pesquisar. Passam o dia inteiro dando aulas, inclusive os tops.

Convivemos, constantemente, com professores sem capacidade didática e que não fazem nenhuma pesquisa. As nossas Universidades ainda têm muito o que melhorar. Necessitamos de professores mais bem preparados, com melhores planos de carreira e que tenham maiores incentivos para pesquisar. Talvez as Universidades americanas nos sirvam de exemplo, não para copiarmos o sistema, mas apenas para nos inspirarmos a constituir um sistema universitário mais dinâmico, produtivo, eficiente e inovador.

This entry was posted in Carreira, Pesquisa. Bookmark the permalink.

3 Responses to Career Day

  1. Luiz says:

    professores de universidades publicas dão em média 4 horas de aula por semana

  2. Whoever says:

    Carrer?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *