ANPEC – Balanço de 2013: Como o Sr. Azarado foi no Exame

Sr Azarado

Reza a lenda de que muitas coisas acontecem entre o gabarito parcial e o definitivo.

Façamos agora o seguinte raciocínio. Suponha que o nosso candidato, o Sr. Azarado, tenha sido afetado negativamente em todas as alterações de gabarito. Em outras palavras, aqueles itens que foram anulados ou que tiveram alteração de gabarito, esse candidato havia acertado. Sim, havia, pretérito imperfeito do indicativo, é aí que o gabarito pós-recursos é divulgado e as verdades mudam.

Vejamos, em números, o tamanho do prejuízo do Sr. Azarado neste ano de 2013. Note que para a tristeza do nosso candidato, este ano teve muito mais itens com gabarito alterado do que itens anulados — o que intensifica o efeito negativo na nota do Sr. Azarado.

continha Anpec 2013

Chegamos portanto ao seguinte resultado: do gabarito parcial ao gabarito definitivo, a diferença de notas pode chegar a 6,2 pontos! Valor ainda maior do que no ano passado. Com esse resultado, ou o candidato está liberado para comemorar ou, como é o caso do Sr. Azarado, descobre a real dificuldade da prova.
_____________________

No próximo post: algumas impressões pessoais do Exame.

This entry was posted in ANPEC, Humor. Bookmark the permalink.

2 Responses to ANPEC – Balanço de 2013: Como o Sr. Azarado foi no Exame

  1. Carlos Augusto says:

    Nossa.. q besteira cara. Vc só calculou a perda máxima que o candidato pode chegar na alteração dos gabaritos, que também é igual ao ganho máximo. Como vc considerou que os gabaritos trocam de forma exógena, a esperança do ganho/perda do candidato é zero e a probabilidade de existir um senhor azarado tb é próxima de zero.

    • adutroid says:

      Sim, foi exatamente isso que calculei. Não sei se vc já fez a prova, caso não, converse com candidatos que tenham feito em diferentes anos. Este ano vi gente aumentar 2,5 pontos com o gabarito pós-recursos e também sei de gente que foi prejudicado em 3 pontos no ano passado.

      A ideia aqui não é criticar o gabarito pós-recursos, e sim alertar para o alto número de erros que todo ano está presente nas provas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *