Skip to content

Econometria dos palpites da Copa

maio 28, 2014

Época de Copa. Gente debruçando em previsões dos resultados dos jogos e até bancos entrando na onda dos palpites. Para não ficar de fora, me atenho aqui a três recentes pesquisas.

Primeiramente, as seleções mais prováveis de chegar às semifinais. Economistas do Itaú preveem que são elas: Brasil, Alemanha, Argentina e Espanha (dica do Vanderson Rocha). O modelo deles tem como variáveis explicativas a qualidade atual do time, a tradição da seleção e o fator torcida. Eles não se arriscam, no entanto, a prever o que ocorrerá após as semifinais.

Na mesma linha, um trabalho em andamento de dois professores da FGV usa modelos com dados de partidas dos últimos quatro anos. Construiu-se a partir daí os placares mais prováveis em cada jogo da primeira fase e atribuiu-se as probabilidades de sobrevivência por seleção em cada fase. No nosso caso ficou assim: 52% de chances de ir à semi-final e 40% de chegar à final. 29% é a probabilidade do Brasil levar a taça (aqui a tabela completa).

Por fim, o working paper do Zeileis, Leitner e Hornik (dica do Shikida), “Home victory for Brazil in the 2014 FIFA World Cup”. Percebe-se, já pelo título, que os autores estão confiantes na vitória brasileira. Alimentado com dados de sites de apostas, o artigo usa a mesma metodologia aplicada com algum sucesso em outras competições (documentada neste e neste paper) e coloca Brasil, Argentina e Espanha, nesta ordem, como os ganhadores mais prováveis. Abaixo um gráfico de probabilidade de sobrevivência por chave.

FONTE: ZEILEIS ET AL (2014)

Por enquanto, é isto! São estudos interessantes para se comentar em rodas de amigos, embora, particularmente, acho que no futebol o “imponderável” fala mais alto..

2 Comentários leave one →
  1. gabriel permalink
    junho 3, 2014 9:23 am

    Goldman Sachs tb publicou um report com outras previsoes

    http://www.goldmansachs.com/our-thinking/outlook/world-cup-and-economics-2014.html

  2. Anônimo permalink
    junho 4, 2014 11:20 pm

    mais uma aqui da Bloomberg… (e dá Brasil!)

    http://www.bloomberg.com/visual-data/world-cup/#0,0,-1

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s