Skip to content

Dicas para aprender LaTeX

setembro 21, 2014

A linguagem LaTeX  é altamente recomendada para qualquer trabalho acadêmico que se for fazer. Para quem não conhece, LaTeX é (mais que) um substituto sofisticado do Word. As vantagens são diversas. Seja pela agilidade em escrever símbolos e equações, ou pela praticidade em gerenciar a bibliografia. Os estilos dos trabalhos também podem ser facilmente alterados ao sabor da necessidade. Se o objetivo é escrever usando a ABNT, por exemplo, alguns comandos são suficientes para isso.

Aí vão algumas dicas para quem quiser dar o pontapé inicial:

Para instalar

A dica é seguir um tutorial da instalação passo a passo, como este (pdf) feito pelo Murilo (UTFPR). Digo isso porque muitos desistem de aprender a linguagem por conta de complicações já na hora de instalar. O tutorial do Murilo é bem didático e ele disponibiliza neste link todos os programas necessários num único arquivo .zip.

Outra possibilidade

Não precisa instalar nada se não quiser. Isto graças ao ShareLaTeX, serviço online (gratuito em sua versão padrão) que contém toda a documentação e packages do LaTeX na nuvem. É bem simples, basta fazer o registro com nome e email e já pode começar a usar. O aplicativo ainda tem a vantagem de poder sincronizar seu arquivo .tex com o seu orientador.

ShareLatex

ShareLatex

Vídeo-aulas e Tutoriais

Para quem está começando do zero, a dica é assistir a algumas vídeo-aulas no Youtube até se familiarizar com a linguagem. As aulas do Ray Fan são recomendadas. Consultar um manual (este e este, por exemplo) também ajuda.

2 Comentários leave one →
  1. Carla Fraga permalink
    setembro 21, 2014 7:39 pm

    Caramba esse Sharelatex é fantástico!!! Valeu Adriano! Me diz uma coisa não precisa instalar nenhum pacote?

    • setembro 21, 2014 7:51 pm

      Pois é, foi dica de alguns amigos aqui da facul. No ShareLaTeX não precisa instalar nada mesmo, só acessar o site e usar.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s