Skip to content

Sonhos e Carreira em Economia

julho 19, 2010

Por Luiz Henrique Pacheco

Todos os indivíduos sonham. Desde Dom Quixote a um cientista do CERN. Portanto, a propensão ao onírico é uma questão de grau. Supõe-se que um cientista sonhe menos que um artista plástico. Um economista, que é um cientista não é autorizado a muitos devaneios. O pensamento deve ser cartesiano, claro, embasado principalmente na teoria amplamente aceita e na abstração objetiva.

Toda carreira deve ser planejada, traçar objetivos desde o começo é fundamental. Em particular, na economia, esse aspecto deve ser considerado com atenção. Isso ocorre em razão do grande leque de opções que o economista enfrenta. Todos que têm a pretensão de embarcar nessa carreira deve ter em mente que a frustração faz parte do jogo. Persistir deve ser compulsório.

Eu digo isso porque a graduação em economia não é uma formação em uma carreira como as outras. Na graduação, aprendemos uma forma de pensar, que dá ênfase ao pensamento cartesiano, lógico e positivo em detrimento à capacidade de inovação e criatividade. Nem todos estão preparados para essa mudança que a graduação em economia enceta na mente e se sentem frustrados.

O conselho que fica, portanto, é que a economia é uma brilhante carreira, que amadurece o espírito do estudante ao submetê-lo a constantes frustrações, e ao mesmo tempo fornece um amplo campo de atuação e um instrumental teórico contundente para lidar com problemas de alocação e de eficiência que a maioria dos profissionais de outras áreas não estão preparados.

6 Comentários leave one →
  1. carol permalink
    julho 19, 2010 5:52 pm

    Perfeito.

    • julho 19, 2010 6:32 pm

      Carol grande amiga da Prosa! Obrigado pelo incentivo e pela participação. Abraços, Prosa.

  2. Natalia permalink
    julho 19, 2010 9:16 pm

    Muito bom seu blog vou colocar seu link no meu…se vc permitir é claro.
    meu blog é nataliaparpinelli.wordpress.com
    Abs.

    • julho 21, 2010 1:27 pm

      obrigado pelo elogio, ficaríamos muito felizes se vc colocasse o link do nosso blog no seu, que tambem é muito bom. Em breve vamos ter links de blogs parceiros, e certamente o seu estará lá.
      Abraços

  3. Cristyelle permalink
    setembro 28, 2010 10:49 am

    Caramba!!! Adorei o blog de vcs!!! Já tinha procurado mto blogs de economia, mas ainda ñ tinha encontrado nenhum tão legal qto o de vcs!!! Parabéns!!! E qto ao txt, é realmente tudo verdade!!!

    • outubro 5, 2010 12:57 am

      Nossa, muitíssimo obrigado pelos elogios… Manteremos contato, abraços da Prosa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s