A história do PIB mundial
Por esses dias a revista The Economist resolveu revirar as anotações e planilhas do pesquisador recém-falecido Angus Maddison. O estudo da vez abarca dois mil anos de história, a evolução do PIB mundial e como este foi distribuído entre os países.
Atenção para a última coluna. Que por sinal, voltou a crescer, mostrando um retorno da representatividade dos países apresentados no nível de atividade mundial após dois séculos de queda. China, Índia, Japão, EUA, França, Alemanha, Itália e Inglaterra representam – em 2008 – cerca de 60% do PIB mundial.
Os dados compilados por Maddison sugerem ainda que a China e a Índia foram as maiores economias do mundo por quase todos os últimos 2000 anos. Segunda colocada no ano mais recente do estudo, a economia da China já teria passado o Japão em termos reais e é apontada pela The Economist como a favorita para liderar o crescimento mundial.
O texto faz referência ao PIB mundial.Mas alguns países não utilizam o PNB ao invés do PIB?
Olá Carol, ótima questão. Os dados usados no estudo referem-se ao PIBpm.
Agora, vc tocou num assunto importante de metodologia que não abordei diretamente no post. Andei pesquisando esta semana a respeito e vi que se procurarmos a origem destes dados veremos que estes números não são estritamente comparáveis entre os países. Por exemplo, no estudo de Maddison os dados do Japão foram ajustados sazonalmente, enquanto os da China não. Desta forma, apesar de no gráfico do post o Japão já ter “visivelmente” passado a economia da China nada garante que pelos dados do Maddison isto efetivamente tenha acontecido naquele ano. O que a The Economist diz é que se isto ainda não aconteceu ocorrerá em breve.
Parabéns pelo excelente conjunto de informações sócioeconômico. Com esses dados posso fazer uma série de estudos, análises e enteder melhor a economia e a história mundial.