Skip to content

Próxima rota: uma paradinha no Norte e depois Sul?

outubro 5, 2010

Por Adriano Dutra Teixeira

Na corrida do segundo turno, reforçar as alianças existentes e traçar novas serão fundamentais no resultado das eleições deste ano. Sobretudo, nas viagens dos candidatos pelo Brasil a escolha da rota do avião pode ser estratégica. Definamos a produtividade de uma viagem como sendo o número de novos votos que esta proporcionou. Na margem, pretende-se que a produtividade obtida em cada nova viagem seja alta e ‘preferencialmente’ não-decrescente. Porém, o mundo mágico da monotonicidade do quanto mais melhor esbarra-se logo com restrições como o tempo e verbas de campanha.

Assim, é razoável e até racional esperar que nos bastidores de campanha de ambos os candidatos existam cientistas fazendo contas e rodando modelos na tentativa de alcançar maior eleitorado sem perder os votos já conquistados no primeiro turno. Claro que as variáveis explicativas que cada candidato pode colocar nos seus modelos não são necessariamente as mesmas.

Se por um lado a petista Dilma poderá economizar nas viagens usando a carta “efeito multiplicador de votos Lula”. De outro, o tucano Serra já pode ligar as turbinas dos aviões e começar reconquistando os votos que seu partido perdeu de 2006 pra cá. Além disso, colocar uma nova carta no jogo como um “efeito Aécio” pode ser um bom começo.

 (Clique na figura acima para vê-la em maior tamanho)

E claro, no segundo turno os dois candidatos provavelmente demonstrarão ter curvas de indiferenças mais verdes do que inicialmente. Seja como for, os quase 20% dos votos verdes deverão de alguma forma ser redistribuídos para uma nova alocação que demonstre ser próxima à original. Na mistura de cores, se agora a onda vai ser azul ou vermelha, isto é o de menos. As propostas, estas sim, devem ser cada vez mais: verde e amarelas.

5 Comentários leave one →
  1. carol permalink
    outubro 5, 2010 11:04 am

    Os candidatos à presidência são muito fracos.Apresentam propostas medíocres nos setores mais importantes: Saúde,educação e segurança.Proposta da candidata petista para educação é garantir quadras cobertas em 10 mil escolas publicas!Ora,o Brasil ñ possui dez mil escolas.Investir na educação não é isso.Se queremos ensino de qualidade temos que investir na qualificação dos professores.Para o tucano Serra é mais uma ajudinha:Criar o Bolsa-Adolescente, que seria uma ajuda para que jovens concluam o ensino profissionalizante.Por favor né,mais assistencialismo!!Fora o 13º para Bolsa Familia,que para o candidato é uma das propostas para a economia.Além que citou no último debate antes das eleições fazer metrôs em ”todo o Brasil”,com que $?
    Segundo turno vem aí e veremos como se dará a disputa e quem vença nessas eleições seja o Brasil 🙂

    • outubro 9, 2010 5:00 pm

      Vamos acompanhar Carol, um grande progresso já é começarmos a perceber que certas propostas são inviáveis. E que muitas existem só para fazer parte do clube do promessômetro. Temos tentado tirar dos candidatos seus reais projetos, mas não tem sido fácil. O que deveria ser uma obrigação deles, tem sido um sacrifício para todos nós, para tentar inferir o que será feito. Abraço, Adriano.

  2. Anônimo permalink
    outubro 28, 2010 5:35 pm

    Eu gostaria de acompanhar o blog pelo reador do blogger mas não encontrei o RSS. Ajuda?

  3. Pedro Ricelly permalink
    outubro 28, 2010 5:36 pm

    Eu gostaria de acompanhar o blog pelo reador do blogger mas não encontrei o RSS. Ajuda?

    • novembro 1, 2010 2:27 am

      Olá Pedro, você pode colocar seu email em “Sign me up” na barra lateral esquerda do nosso blog. Aí, você receberá notificação de novos textos por email. Agora, um aplicativo específico para o blogger ainda desconhecemos. Obrigado pelo interesse e continue proseando economia com a gente. Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s