Skip to content

Um Índice de Confiança sobre o Setor Sucroenergético

abril 7, 2011

Por Vinícios Poloni Sant’ Anna

Um índice de confiança tem como objetivo principal fornecer informações sobre expectativas e tendências de um determinado setor da economia, contribuindo para análises do setor e auxiliando o empresariado do setor na tomada de decisões. No Brasil, existem alguns exemplos desses indicadores, tal como o Índice de Confiança do Empresário Industrial, publicado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Um dos setores que mais se destaca no Brasil, e que demanda informações desse tipo é o sucroenergético. Nesse sentido, tendo em vista a grande importância desse setor para a economia brasileira, pesquisadores do Núcleo de Pesquisa em Agronegócio (AgroFea Ribeirão Preto), da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-RP), em parceria com a Multiplus Feiras e Eventos e com a Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (FUNDACE) criaram um índice que mede a confiança no setor sucroenergético. Este indicador tem como objetivo identificar a opinião dos gestores do setor, auxiliando no entendimento do seu desempenho e na previsão de sua evolução.

Sobre o Índice

O Índice de Confiança dos Fornecedores do Setor Sucroenergético – Multiplus/FUNDACE é resultado de um questionário aplicado bimestralmente em gestores de todo o Brasil, mas principalmente das regiões Nordeste, Sul e Sudeste, com destaque para São Paulo, devido à concentração setorial no estado. A construção do índice é baseada na elaboração de oito variáveis iniciais, que avaliam as condições atuais e as expectativas em relação à quatro aspectos: a economia brasileira, o sistema agroindustrial sucroenergético, os fornecedores do setor sucroenergético e a empresa do gestor entrevistado.

A partir dessas variáveis, são construídos dois índices, o “Índice de expectativas” e o “Índice de Condições Atuais”. Nas variáveis que compõe o “Índice de expectativas”, o empresário responde se está muito pessimista, pessimista, se a situação deve permanecer a mesma, se está otimista ou se está muito otimista para os próximos seis meses. Nas variáveis do “Índice de Condições Atuais”, o empresário responde se, nos últimos seis meses, as condições pioraram muito, pioraram, não se alteraram, melhoraram ou melhoraram muito.

O indicador final de confiança é dado pela média ponderada desses dois índices, com pesos 2 para o “Índice de expectativas” e 1 para o “Índice de Condições Atuais”. Os indicadores variam de 0,00 a 1,00. Valores acima de 0,5 pontos indicam empresários confiantes no setor.

O primeiro índice

Em fevereiro, o primeiro Índice de Confiança dos Fornecedores do Setor Sucroenergético – Multiplus/FUNDACE foi de 0,69. O resultado revela certo otimismo do empresariado do segmento neste início de ano. Além disso, o resultado aponta uma confiança do fornecedor industrial do setor sucroenergético superior à confiança dos empresários em geral, no mesmo período, que ficou em 0,61 pontos segundo a CNI.

2 Comentários leave one →
  1. João H Baldo permalink
    abril 9, 2011 11:39 am

    Vários setores geradores de riquezas não apresentam índices p/ medir seu desempenho e tendência. Essa situação dificulta ao empresário desse setor em tomar decisões mais precisas, devido a falta de informações sólidas.
    Interessante o trabalho apontado no post. É necessário que a pesquisa esteja cada vez mais próxima do empreendedor p/ que ambos possam ser fortalecidos através da troca mútua de “favores”.

    Abraço.

    • abril 13, 2011 3:11 pm

      Olá João,
      De fato, a disponibilidade de informação de qualidade a respeito de um setor da economia, beneficia, não apenas o empresário do setor, mas também todos os outros setores que estejam ligados, direta ou indiretamente, ao primeiro.
      Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s