Skip to content

Mais uma vez o trade-off entre inflação e desemprego…

abril 12, 2011

Por Jorge Ikawa

Elaboração: Prosa Econômica, com dados do IBGE.

É praticamente consensual entre os economistas a ideia de que, no curto prazo, existe trade-off entre inflação e desemprego, ou seja, os governantes podem trocar uma taxa mais elevada no nível de preços por menos pessoas sem trabalho e, consequentemente, um produto maior da economia.

Apesar de funcionar no curto prazo, esse trade-off tem os efeitos limitados. No longo prazo, a economia retorna ao seu PIB potencial e para a taxa natural de desemprego. No entanto, essa volta às “condições normais” acontece com um patamar mais elevado de inflação.

Em parte, podemos explicar o movimento atual de alta de preços no Brasil com base no crescimento econômico registrado no último ano. A expansão do PIB de 2010 de 7,5%, embora sobre uma base em que a economia apresentou retração (-0,6% em 2009), é mais de duas vezes a média registrada entre 2000-2009 (crescimento de 3,3% ao ano).

Como resultado, este ano o IPCA já acumula alta até março de 2,44% e a previsão de mercado (último Boletim Focus) é de que feche 2011 com elevação de 6,26%, próximo ao teto da meta de inflação para o ano (4,5%, com margem de 2 pontos percentuais para mais ou para menos). Ou seja, agora é a vez de sentirmos o efeito do ajuste de longo prazo do trade-off entre inflação e desemprego.

2 Comentários leave one →
  1. João H Baldo permalink
    abril 22, 2011 8:28 pm

    Curioso para analisar a intensidade dos impactos nas funções.

  2. GOUVERNEMENT permalink
    maio 13, 2011 1:41 pm

    É interessante raciocínio, gostaria que analizassem o trade off no governo FHC. Será que se aplica também? E em relação ao longo prazo do governo FHC para o governo LULA a economia voltou na capacidade do pib potencial da época fhc OU ele se expandiu….

    gostei muito do blog, parabens aos moderadores ..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s