Skip to content

Tem Economia no #DiaMundialSemTabaco

maio 31, 2011

Imagem: Cigarette Store

Até bem pouco tempo acreditava-se que o cigarro e outros comportamentos de dependência não eram racionais e, portanto, não adequados para a análise econômica convencional, vide por exemplo o artigo de Thomas Schelling. Mas isso mudou nos últimos anos. Há agora um corpo substancial da literatura para testemunhar que a demanda por cigarros claramente responde às mudanças nos preços e outros fatores. As últimas evidências internacionais (como esta) indicam que o consumo de cigarro é sim, sensível ao preço. Tais evidências são relevantes por promoverem caminhos mais eficazes às políticas econômicas na redução do consumo de cigarro.

O caso brasileiro e de outros países em desenvolvimento não é diferente e tem sido encontrada uma elasticidade-preço da demanda ainda maior que a dos países desenvolvidos. Um artigo recente de Kostova et al estimou para jovens uma elasticidade-preço total da demanda de -1,8. Os resultados indicam que a publicidade do cigarro e as restrições de acesso da juventude influenciam a decisão de começar a fumar, mas não a intensidade do consumo de cigarro entre os fumantes. Encontrou também que campanhas de mídia anti-tabaco podem ser eficazes na redução do consumo de cigarro.

Por isso, não podemos nem pensar em falar em #DiaMundialSemTabaco sem mencionar um estudo empírico.

3 Comentários leave one →
  1. Rodrigo Junior permalink
    maio 31, 2011 1:07 pm

    Camaradas
    Blog cada vez melhor, hein? A economia com seus intrumentos de econometria pode sim ser muito util pra ajudar o governo promover políticas eficazes contra o tabaco. Gostaria de ver a lei antifumo em vigência em todo o Brasil.

  2. Patrícia permalink
    junho 1, 2011 2:43 am

    Concordo com o Rodrigo. Pesquisas como estas tem grande valia, no entanto infelizmente no Brasil elas ainda são subutilizadas para formulação de políticas públicas.

  3. junho 7, 2011 4:32 am

    Galera, valeu pela participação.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s