Skip to content

Mais 0,25%

junho 8, 2011

Imagem: Estadão, com ajustes

O BACEN divulgou há pouco a elevação da taxa básica de juros para 12,25% a.a., um aumento de 0,25% percentual. A decisão foi prevista pelo blog. Esta é a quarta alta consecutiva da taxa Selic, é uma tentativa do governo de conter e já aliar as expectativas futuras da inflação.

“Considerando o balanço de riscos para a inflação, o ritmo ainda incerto de moderação da atividade doméstica, bem como a complexidade que envolve o ambiente internacional, o Comitê entende que a implementação de ajustes das condições monetárias por um período suficientemente prolongado continua sendo a estratégia mais adequada para garantir a convergência da inflação para a meta em 2012.”

A presença do termo “suficientemente prologando” é um sinalizador para o mercado de que a política de elevação da taxa ainda continuará. Os principais indicadores de inflação, IPCA e IGP,  indicam que a elevação dos preços está em evolução lenta no curto prazo, porém o governo mostra preocupação com a inflação de 2012. Espera-se que a inflação deste ano fique perto do teto máximo da meta de inflação, de 6,5%.

3 Comentários leave one →
  1. junho 9, 2011 4:44 pm

    Era esperado que o movimento da taxa fosse de alta, dado o fato de que a inflação acumulada dos últimos 12 meses já tinha passado, mesmo que por pouco, o limite superior da meta de inflação. Agora é acompanhar o mercado para saber se os agentes perceberão a mudança. Por outro lado as letras do tesouro referenciadas em índices de preços ( IGP-M e IPCA ) ainda devem continuar atrativas no curto prazo. Existe, porém, a possibilidade do copom se reunir novamente para alterar mais a taxa se necessário.

  2. Caio permalink
    junho 9, 2011 11:27 pm

    As projeções mostram alta (12,50%) até o meio (agosto) de 2012. Vamos esperar que não piore a situação do resto do mundo, senão o juro alto com diminuição da demanda externa vai gerar um crescimento muito menor do esperado em 2012. (os EUA, como o Prosa mostrou está rumo à pior crise há muitos anos!!!)

Trackbacks

  1. BC divulga Ata da reunião do Copom « Prosa Econômica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s