Etanol em Foco
Essa semana foi realizado um dos maiores eventos voltado às discussões acerca da bionergia no Brasil, o Ethanol Summit 2011. O evento foi realizado durante os dias 6 e 7 de junho e contou com a presença de grandes nomes do setor sucroenergético, de presidentes de grandes instituições, do Governador do Estado de São Paulo e da Presidente Dilma.
Durante o evento, o Governador Geraldo Alckmin comentou sobre a eliminação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para bens de capital utilizados na cogeração de energia elétrica produzida a partir da queima do bagaço de cana. Essa isenção será de grande relevância para o incentivo ao investimento na produção desse tipo de energia renovável.
Outro destaque do evento, foi o lançamento do “selo verde”. Esse certificado será concedido às empresas que utilizarem em seu processo de produção energia renovável do bagaço de cana. O selo, além de contribuir para mais um incentivo à produção de energia limpa e renovável, também agrega valor aos produtos das empresas que utilizam ou que passarão a utilizar esse tipo de energia.
Outro fato marcante do evento foi a grande participação de estrangeiros. A busca por fontes renováveis de energia, além das vantagens da produção de etanol da cana em comparação com outras culturas (como a beterraba branca, ou o milho), tem chamado a atenção de investidores do mundo todo.
O site oficial do evento apresenta todas as plenárias de 2011, além de várias informações e curiosidades. Para quem não pôde ir e se interessa pelo assunto, fica a dica. Aqui o site oficial e aqui alguns vídeos do evento.
Enquanto lia esse post ao má gestão na Petrobrás não me saía da cabeça…