Skip to content

Que vontade de fazer xixi

junho 14, 2011

Bexiga cheia. Bate a vontade. O que fazer num momento desses? Correr para o banheiro, rua, poste? Uma nova evidência indica que é bom aproveitar esse momento divisor de águas para tomar decisões importantes.

A bexiga cheia, aparentemente, ajuda a ser mais racional nas decisões de longo prazo. Pelo menos essa foi a conclusão de um estudo recém-publicado de Mirjam Tuk (Mirjam, nome sugestivo esse, não?) pesquisadora da Universidade de Twente, na Holanda.

O experimento de Mirjam testou dois conjuntos de participantes. O primeiro bebeu cinco copos de água, o segundo apenas cinco goles. Decorridos 40 minutos, eles foram testados em suas habilidades de tomada de decisão. A pesquisa encontrou que o grupo que estava com a sensação de urgência urinária foi capaz de exercer mais autocontrole e mostrou ter maior paciência intertemporal em favor de decisões que seriam benéficas no longo prazo.

Seguindo a lógica da pesquisa, #ficadica à Ricardo Eletro e Cia: mantenha um banheiro disponível para clientes pois eles podem estar mais dispostos a levar uma televisão de tela maior quando estiverem de bexiga vazia. Logicamente, os consumidores espertinhos deixarão para usar o banheiro após finalizada a compra.

Fica a digressão:

A bexiga cheia seria uma forma de espantar o problema da inconsistência temporal da Picoeconomics? Parece que sim. Comentei em outro post das artimanhas neoclássicas que poderiam surgir contra a Picoeconomics. Quem sabe os neoclássicos estariam supondo implicitamente que o consumidor, ao tomar suas decisões, estaria de pernas cruzadas.

Obs: Vale lembrar que reter a urina por um tempo prolongado pode trazer sérios problemas de saúde, como o aumento do risco de infecção urinária.

4 Comentários leave one →
  1. junho 14, 2011 12:37 pm

    olha por essa eu nunca imaginei. e olha que eu faço ciencias sociais.
    Muito boa a matéria!
    😀

  2. Caio permalink
    junho 14, 2011 7:48 pm

    Tá faltando tema pra estudo mesmo na Holanda hein! hahaha

  3. João H. Baldo permalink
    junho 17, 2011 12:33 pm

    Caio pensei o mesmo! hahaha

Trackbacks

  1. Intestinoeconomics!? « Prosa Econômica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s