Skip to content

Um bom motivo para ler as atas do Copom

junho 16, 2011

As Atas do Copom despertam grande interesse por parte dos agentes de mercado. Segundo Robson Pereira, em sua dissertação de mestrado “Comunicação em política monetária: uma abordagem ampliada e evidências para o Brasil”, durante o processo de formação de expectativas e de preços, os agentes de mercado (investidores, por exemplo) buscam informações relativas ao futuro (são forward-looking). Em função disso, buscam toda informação que permita uma melhor previsão das ações futuras da autoridade monetária.

Nesse sentido, os agentes de mercado analisam cuidadosamente as Atas do Copom em busca de pistas acerca da decisão na próxima reunião. Qualquer expressão presente no documento pode indicar uma tendência à tomada da decisão futura do comitê. Por exemplo, a utilização do termo “suficientemente prolongado” quando a última Ata trata do ajuste das condições monetárias, foi o suficiente para que parte do mercado formasse expectativas de novas elevações da Selic em julho. Por outro lado, para outra parcela do mercado, isso não garante o aumento dos juros na próxima reunião.

Segundo o artigo “Transparência do Banco Central e Mercado Financeiro: Evidências para o Caso Brasileiro”, de Helder Mendonça e José Simão Filho, a transparência do Banco Central do Brasil serve como um guia para o mercado de juros futuros. Os resultados do trabalho apontam que as atas do COPOM influenciam a taxa de juros futuros de 3 meses e mostram que a informação sobre a meta Selic tem um efeito importante sobre as expectativas das taxas de juros futuros.

Portanto, é melhor ficarmos de olho nas Atas do Copom.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s