Vamos ao trabalho…
Hoje, como todos já sabem, é feriado de Corpus Christi. Muitos aproveitaram o dia para descansar, viajar, passar um tempo com a família… No entanto, algumas pessoas aproveitam os feriados para trabalhar, não por necessidade, mas por prazer. Essas pessoas são os chamados workaholics, ou pessoas viciadas em trabalho.
O termo workaholic foi criado em 1971 por Wayne Oates, psicólogo e educador religioso, quando publicou seu trabalho Confessions of a Workaholic. Desde então o termo se popularizou ao definir o workaholic como um trabalhador compulsivo.
Nesse sentido, vale citar um trabalho interessante e de nome bem criativo, The Economics of Workaholism: We Should Not Have Worked on This Paper, que busca encontrar algumas características que podem determinar o comportamento de um trabalhador compulsivo. De maneira geral, utilizando duas bases de dados, Retirement History Survey e o Panel Study of Income Dynamics, o estudo encontra evidências de que pessoas com maior nível de educação e que possuem maior renda são mais propensas a sofrer de compulsão por trabalho e de postergar a sua aposentadoria.
Acho bom terminar por aqui. Afinal, ficar lendo papers em pleno feriado pode também ser um sinal de workaholism.
Que legal ver como o blog aborda Economia. Pra mim leitor entrar nesse blog é um grande prazer.
Sabe, hoje é feriado e eu estou estudando Macroeconomia. Seria vício ou correndo atrás do prejuízo por ser final de semestre? rsrsrsrsrs!!!!!!!