Skip to content

Quais os benefícios econômicos da Copa de 2014?

junho 30, 2011

Pois é, 2011 está passando. A Copa já bate à nossa porta. E muitos se perguntam se as obras para a Copa de 2014 estarão completamente terminadas a tempo. Outra pergunta vem provocando polêmica e gerando discussões: Quais os impactos econômicos da Copa do Mundo de 2014?

Um trabalho recentemente publicado, Quanto Vale o Show? Impactos Econômicos dos Investimentos da Copa do Mundo 2014 no Brasil, projeta os impactos econômicos, nacionais e regionais dos investimentos em infraestrutura urbana e estádios para a Copa de 2014.

Utilizando-se de simulações de um modelo de Equilíbrio Geral Computável (modelo Imagem-B), o trabalho aponta para um crescimento adicional médio de 1,2% no PIB das cidades-sede e a geração do equivalente a 158 mil empregos.

Com relação aos Estados-sede, os impactos da Copa-2014 são re­lativamente homogêneos na seguinte direção: elevação do PIB e dos investimentos e aumento da arrecadação de impostos. No entanto, o trabalho sugere que o financiamento desses investimentos com dinheiro público diminui os efeitos econômicos positivos da Copa. Segundo os autores, isso ocorre porque o financiamento público ou gera um aumento da dívida pública, ou diminui os gastos do governo em outras áreas (como educação, por exemplo).

Vale ressaltar que o trabalho leva em conta apenas os impactos dos investimentos em infraestrutura e estádios. Outros impactos tais como a expansão do setor de hotelaria, assim como impactos do aumento do fluxo de turistas, não são considerados no modelo. Além disso, os dados de investimento utilizado no estudo são os que foram divulgados pelo Ministério do Esporte no início de 2010. Dessa forma, o trabalho também não considera os reajustes nos valores totais dos investimentos.

One Comment leave one →
  1. Victor B. Sendel permalink
    junho 30, 2011 3:48 pm

    As desvantagens são muitas, vai ser uma roubalheira desgraçada de dinheiro público e na hora dos jogos só ricos poderão pagar pelo ingresso, vamos ver pela TV e pagar a conta.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s