Skip to content

EconoFÍSICA!?

julho 1, 2011

Conversei hoje com o Professor Osame Kinouchi do Departamento de Física aqui da USP que comentou de um novo campo de pesquisa, a Econofísica. Procurei saber um pouco mais do assunto e vi que a Econofísica já completa 15 anos, o termo foi usado pela primeira vez em Calcutá em uma conferência em 1995. Desde então, a Econofísica busca abordagens conceituais dos problemas econômicos usando ferramentas e métodos da física estatística.

Num texto do NY Times, Victor Yakovenko, um econofísico da Universidade de Maryland, diz que pensar em padrões de desigualdade econômica é tão natural quanto as propriedades de moléculas de ar em uma cozinha. Sendo assim, o comportamento da renda é tratado como semelhante ao dos átomos.

Nos EUA, por exemplo, abaixo do percentil 97, a dispersão da renda se ajusta ao padrão de distribuição conhecida como distribuição exponencial – que é o padrão de distribuição da energia dos átomos em gases que estão em equilíbrio térmico. Para o econofísico Yakovenko, a distribuição exponencial de rendimentos não é coincidência: ela sugere que a riqueza da maioria dos americanos está em uma espécie de equilíbrio térmico. Para alterá-la “teria que lutar contra a entropia”.

Vários desenvolvimentos importantes em Econofísica já foram realizados nos últimos anos como:

  • Simulações de modelos baseados em agentes de mercado usando a teoria da cinética dos gases, a teoria da percolação e a teoria da auto-organização;
  • A caracterização empírica e modelagem de mercados financeiros;
  • Desenvolvimento de modelos de comportamento e análises de bolhas e falhas de mercado.

Para quem interessar, aqui neste artigo tem uma boa revisão bibliográfica dos trabalhos em Econofísica.

2 Comentários leave one →
  1. Emerson Sousa permalink
    agosto 29, 2012 9:03 am

    Vou dar uma olhada!

  2. Paulo Henrique permalink
    janeiro 18, 2015 4:02 am

    fiz minha monografia sobre econofísica, é um sistema complexo, na minha monografia eu analisei a economia brasileira e relacionei a inflação ocorrida nos anos 80 com as 3 leis de Newton
    o tema: PRINCÍPIOS ECONOFÍSICOS UMA ANÁLISE DA INFLAÇÃO NA PERSPECTIVA DA PRIMEIRA, SEGUNDA E TERCEIRA LEI DE NEWTON, é uma área muito interessante!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s