O Emaranhado Financeiro américo-europeu
É claro que se a economia européia ruir ela vai levar muitos outros países juntos, principalmente os EUA. Mas, pra quem tem dúvida, ou quer saber um dos canais que levaria a esta dinâmica, eis um gráfico que saiu no relatório do BIS, que mostra o emaranhado de rede de empréstimos interbancário.

O tamanho de cada círculo é proporcional à participação bancária de cada nacionalidade no crédito interbancário total dos sistemas bancários. A espessura das setas é proporcional ao tamanho do crédito interbancário entre bancos de duas nacionalidades.
Usando a explicação de Jacob Goldstein que é bem simples, caso os países europeus (implícito aqui Itália e Grécia), não consigam honrar seus títulos, isto acarretará uma crise no sistema bancário europeu e, por conseguinte, dado esta dinâmica teia de aranha louca, no sistema bancário americano. Ah, e só pra lembrar, a maior parte da dívida grega está nos bancos da Alemanha e França.
OBS: BIS: Bank of Internacional Settlements é o Banco de Compensações Internacionais, uma organização intergovernamental que promove a cooperação monetária e financeira, servindo de banco para os bancos centrais.
Muito interessante o diagrama. O blog está d+
Dá pra ter uma ideia de como isto pode afetar o Brasil.
Bom, na verdade, este gráfico faz-me preocupar muito menos do que antes. Olhe o quão pequeno fica os países problemáticos comparativamente e as setas são pequenas. De repente, isso parece cada vez mais como um não-problema.
Mas isso não muda a minha opinião: deixá-los fracassar, não socorrer ninguém de fora, as pessoas tornam-se responsáveis por suas decisões.
Wagner,
O pequeno tamanho da ligação do sistema financeiro Italiano e Grego com o EUA não é tão relevante neste caso, dado que a dívida não esta na mão dos bancos desde países, e sim de países como França e Alemanha.
Eu concordo com esta visão do mercado de ajeitando por si só em situações menos globais, o que não é este caso. Acredito que não dá pra deixar a bomba toda explodir. Eu acho necessário a interferência e ajuda, mas com muitas restrições e punições.
Beatriz,
Obrigada pelo comentário e continue nos acompanhado e sugerindo melhorias!