Skip to content

O que tem por trás da queda da Bolsa de Valores no Brasil?

julho 20, 2011

Possível default na Europa? Dívida no EUA? Inflação brasileira? Dó em queda? Taxa de juros alta? Qual o peso destes fatores na queda da Bovespa, que acumula perda de mais de 14% este ano?  Os fatores externos criam impactos no mercado brasileiro, já que o clima de incerteza global causa aversão ao risco, mas, além disso, o país vem sofrendo das próprias ações.  A inflação ainda em alta e a indicação de que os juros continuarão crescendo criam incertezas sobre a economia brasileira e afastam a rentabilidade dos papéis na bolsa frente às possibilidades de ganho com a renda fixa com os juros em alta.

Visão mais particular, acho que o mercado está percebendo que o Brasil está sofrendo de um otimismo econômico exagerado. Expectativas de gastos com infraestrutura para a Copa e Jogos Olímpicos minam a pouca credibilidade de uma política fiscal mais austera colaborar junto à política monetária para o controle da inflação. Também, as taxas de inadimplência mostram que o aumento de juros, que deveria significar uma redução do consumo, não teve seu por que internalizado pela população (Por mais que a mesma também seja causada pelo aumento dos juros e inflação, há quase um ano os brasileiros estão eufóricos com a diminuição do desemprego e o acesso fácil a crédito, e convenhamos, grande parte da população tem dificuldade de controlar suas finanças).

Acho que falta um freio na economia brasileira antes que tenhamos que cair de um pedestal mais alto. Precisamos sinalizar melhor o mercado de que teremos um crescimento sustentável e não inflado por consumo desenfreado.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s