Skip to content

Conjuntura Econômica

julho 21, 2011

Ontem (20 de julho), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou a segunda Carta de Conjuntura de 2011.

Para quem não conhece, a Carta de Conjuntura do Ipea é uma publicação trimestral e apresenta os principais indicadores que permitem um acompanhamento da conjuntura econômica brasileira. O documento traz dados e estimativas sobre nível de atividade, emprego, inflação, setor externo, crédito e mercado financeiro (política monetária e taxas de juros, mercados de capitais e de crédito) e finanças públicas.

Segundo os dados apresentados no boletim, a economia desacelerou. Embora o PIB tenha apresentado um bom desempenho no primeiro trimestre do ano (avanço de 4,2%), a taxa de expansão acumulada em 12 meses caiu de 7,5% para 6,2%.

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou alta de 6,71% no acumulado de 12 meses terminados em junho. Todavia, a publicação aponta para uma continuidade da trajetória de queda dos índices mensais, mesmo sem sazonalidade.

Esse desaquecimento da economia e o controle da inflação são, segundo o documento, resultado da adoção das chamadas medidas macroprudenciais. Tendo em vista a deterioração do cenário de inflação, iniciado no segundo semestre de 2010, e um possível excesso de demanda evidenciado na época, essas medidas tinham por objetivo a redução da liquidez interna e a diminuição da expansão do crédito. Além disso, o documento afirma que grande parte dos efeitos esperados pelo governo ainda irá acontecer ao longo dos próximos trimestres.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s