Skip to content

Câmbio desembestado

setembro 22, 2011

22/09/2011: Cotação do dólar nas últimas horas

O dólar acordou hoje desembestado. Mais cedo, chegou a operar em alta de 5,80%, pico de R$ 1,952. Como forma conter a alta da moeda, o BC anunciou a retomada da oferta de contratos de swap cambial tradicional (uma troca oferecida pelo BC aos investidores através da venda de contratos em leilões) e realizou na manhã de hoje um leilão de venda de dólares.

Só nos primeiros vinte dias de setembro, o real desvalorizou-se 16% frente o dólar. Isto acontece devido ao forte movimento de aversão a risco nos mercados globais: a Itália rebaixada e a Grécia próxima do calote são alguns destaques. Para complicar ainda mais as coisas, o mercado de ações está reagindo com pessimismo às últimas decisões do Fed para reanimar a economia americana. Em geral, quando há excessiva incerteza por parte dos investidores, a tendência é eles comprarem dólares, o que aumenta sua demanda e eleva sua cotação.

“Essa fuga recente para o dólar mostra a qualidade das instituições norte-americanas. Mesmo com a paralisia que se apossou do processo político, parece que todos se convenceram de que os Estados Unidos não vão fazer nenhuma outra grande tolice além das que já cometeram, como as duas guerras recentes que resultaram no dramático aumento da dívida interna. Ao menos, no curto prazo.”

Palavras do professor Delfim Netto, para ele a alta do dólar não deve preocupar “porque essa variação é simplesmente o reflexo do que acontece com o dólar no exterior. Não é nada estranho, porque, no fundo, está se restabelecendo alguma forma de equilíbrio nesse mercado que no Brasil vem sendo dominado de forma brutal pelo diferencial das taxas de juro internas e externas.”

Fica a dúvida agora se, com o dólar subindo, aquele cenário deflacionário que o BC enxergou no horizonte (e usou como argumento para justificar o corte nos juros) vai mesmo se concretizar.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s