Skip to content

Tome como exemplo o Titanic…

outubro 7, 2011

Aprender economia não é algo trivial, e por vezes exige certo grau imaginação ou abstração do estudante. Nesse sentido, professores de economia estão constantemente buscando maneiras de tornar o aprendizado mais interessante. Dentre esses métodos podemos citar a utilização de filmes, poesia e até música para ilustrar conceitos básicos de economia e assim, motivar o aluno em seus estudos. Um exemplo disso é o chamado Simpsonomics, método que utiliza episódios do desenho “The Simpsons” para ilustrar conceitos econômicos como externalidade, tradeoff, entre outros.

Além disso, existem trabalhos que propõem formas alternativas para se trabalhar alguns testes econométricos em sala de aula. Por exemplo, o trabalho “Survival on the Titanic: Illustrating Wald and Lagrange Multiplier Tests for Proportions and Logits” utiliza dados dos passageiros do Titanic para testar algumas hipóteses, e assim, aplicar vários conceitos econométricos. Segundo o artigo, o fato dos alunos estarem familiarizados com a história do Titanic, torna a utilização desses dados muito mais interessante, facilitando a apresentação dos conceitos estatísticos e econométricos e consequentemente o aprendizado dos estudantes.

Todavia, cabe ressaltar que a utilização desses exemplos deve ser realizada com cautela. As formas tradicionais de ensino são indispensáveis, de modo que as ilustrações devem ser utilizadas apenas como complemento, tornando o aprendizado mais interessante. Afinal, não queremos que o interesse dos estudantes pela teoria econômica siga o mesmo destino do navio.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s