Skip to content

O IDH brasileiro melhorou mesmo?

novembro 3, 2011

O PNUD acaba de divulgar novos resultados para o Índice de Desenvolvimento Humano. O IDH brasileiro, como consta em todos os jornais, subiu uma posição no ranking global e avançou de 0,715 em 2010 para 0,718 em 2011. Agora, a rigor, nosso IDH melhorou mesmo?

Em termos “reais” o índice brasileiro exige um pouco mais de atenção. O IDH é uma média, valor que mascara a desigualdade (no caso brasileiro, quem lembra deste gráfico sabe que não podemos desconsiderá-la). Pensando nisso, foi criado o IDH Ajustado à Desigualdade (IDHAD) que considera a desigualdade nas três dimensões do IDH “descontando” o valor médio de cada dimensão segundo o nível de desigualdade. É uma média geométrica de médias geométricas, calculadas separadamente para cada dimensão. Em perfeita igualdade, o IDH e o IDHAD são iguais.

O relatório do PNUD diz que, com a introdução do IDHAD, o IDH tradicional pode ser visto como um IDH “potencial” e o IDHAD como um IDH “real”. A diferença entre estes dois índices fornece a perda no desenvolvimento humano potencial devido à desigualdade.

Vamos colocar isto em números. O IDH brasileiro de 2011 é 0,718. Porém, levando em conta a desigualdade, o IDH escorrega para 0,519, uma perda de cerca de 28% ao colocar nos cálculos a desigualdade na distribuição dos índices. Olhando na tabela abaixo, vemos que isto é decorrente de perdas de 14,4% no índice de expectativa de vida, 25,7% no índice de educação e 40,7% no índice de rendimento. Dessa forma, colocando a desigualdade na parada, o Brasil perde 13 posições no ranking.

A título de curiosidade, o IDH ajustado à Desigualdade vem de uma classe de índices sensíveis à distribuição proposta por Foster, Lopez-Calva e Szekely que, por sua vez, parte das medidas de desigualdade do renomado economista britânico Anthony Atkinson. Para mais informações sobre a metodologia de cálculo do índice sugiro este recente trabalho de Alkire e Foster.

One Comment leave one →
  1. Caio permalink
    novembro 3, 2011 7:37 pm

    Muito interessante Adriano! Parabéns pelo post!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s