Skip to content

O IPO do Groupon e a necessidade por boas notícias

novembro 4, 2011

Em menos de 30 minutos da abertura da NYSE (New York Stock Exchange) as ações do Groupon, site de compras coletivas norte-americano, subiam mais de 50%, em seu primeiro dia no mercado. Impressionante? Mais do que isso. Assustador!

O que é que o mercado estava precificando nas ações do Groupon? EBITDA? Dividend yield? Alguma coisa? Nada. O Groupon não tem sequer um número decente em seus três anos de história no mercado. O único argumento que um analista poderia usar para convencer o gestor do fundo em qual trabalha para entrar no IPO da start-up, é o fato de que eles conseguiram gerar mais de um bilhão de receita bruta em três anos e pouco de história. Porém, novamente uma análise mais detalhada mostra que a receita bruta do Groupon de nada vale, já que ele vive de cotas das vendas que gera para outras empresas.

Então, por quê? CINQUENTA por cento em TRINTA MINUTOS! Como?!

É o medo. É a apreensão. É a necessidade por boas notícias no mercado. Houve sim um “rally” das bolsas mundiais em outubro. Mas ele foi destruído na terça-feira, com o simples discurso do premiê de um país pequeníssimo, a Grécia, e a fragilidade da economia mundial voltaram à tona. O mercado caiu de cara na realidade novamente. A Europa não irá crescer, os Estados Unidos não irão crescer, o Japão não irá crescer e a China, que funcionava como catalisador das esperanças mundiais, está  começando a tropeçar.

E nisso o mundo todo volta a tropeçar. E o que o Groupon tem a ver com isso? Ele é a aposta do sucesso. O IPO do Groupon, com todo o mistério que envolvia nele, deu ao mercado uma história de provável sucesso nos próximos anos. O mercado achou uma boa notícia e caiu de cara nela, na esperança de sorrir e ver algum número verde na tela do computador.

Bom para o Groupon, que conseguiu fazer seu IPO ser um sucesso, muito mais pelo sonho do mercado do que pelos seus fracos números.

PS: pior para o Facebook, que até agora não deu as caras e perdeu um ótimo momento para levantar bilhões de dólares parados no money market, devido a incerteza mundial.

One Comment leave one →
  1. Pedro Ivo Gomes permalink
    novembro 5, 2011 12:14 am

    é a velha história quando o mercado resolve tirar boas noticias da cartola tudo serve…vide 2008 o IBOV se recuperou com uma velocidade irracional…baseado em que?..”boas noticias”…kkkk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s