Skip to content

A crise nos ensina…

novembro 16, 2011

A crise financeira tem tirado o sono de muita gente nos últimos anos. Os economistas que o digam. Afinal, como diria Krugman, como puderam os economistas errar tanto?

Por outro lado, se você acredita que é possível aprender com os erros, a crise nos ensinou, e ainda nos ensina muito. O recente trabalho “Some Lessons from the Financial Crisis for the Economic Analysis”, uma publicação do Banco Central Europeu, apresenta alguns aspectos pontuais que, segundo os autores, merecem a atenção dos economistas na busca da melhora das previsões econômicas.

O trabalho aponta que, de fato, a teoria macroeconômica é bem eficaz no que se refere à análise ex-post. Em outras palavras, os economistas são muito bons em explicar a crise passada. Os modelos macroeconômicos nos fornecem explicações plausíveis do desenrolar da crise, e nesse sentido, são fundamentais para a compreensão do período.Todavia, os autores chamam a atenção para a necessidade do aperfeiçoamento de modelos que permitam a obtenção de informações ex-ante, isto é, que permitam os economistas preverem as crises. Nesse contexto, os autores sugerem uma maior relevância ao papel dos fatores financeiros nos modelos econômicos, além de incentivarem o desenvolvimento e utilização de modelos não-lineares.

O trabalho de Blanchard, Dell’Ariccia e Mauro, “Rethinking Macroeconomic Policy”, recomenda que os gestores de política econômica devem se manter atentos a fatores como a composição do PIB, o comportamento do preço dos ativos e a alavancagem de diferentes agentes. Segundo os autores, hoje existem mais instrumentos à disposição dos gestores do que antes da crise. O desafio é encontrar a melhor maneira de utilizá-los. Além disso, o trabalho aponta que a crise reforçou algumas lições já conhecidas dos economistas, aprendidas em crises mais antigas.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s