A que ponto chega a discriminação de preços…
Mais do que benevolente, a Angélica é espertinha. Trata-se de uma discriminação de preços de terceiro grau. A título de ilustração, quando a churrascaria pratica discriminação de preços ela maximiza seus lucros da seguinte forma:
Em que p e q são os preços e demandas inversas dos clientes comuns e da categoria especial (idosos e bariátricos, representados na equação pela categoria “idoso”). Fazendo as derivações, a solução ótima será:
Podemos usar a expressão da receita marginal com as elasticidades-preço da demanda:
Daí, considerando que é cobrado um preço menor para idosos e bariátricos:
Portanto, o mercado de clientes comuns da Angélica Grill (que é o que paga o preço mais alto) tem de ter menor elasticidade de demanda. E isso tem explicação. Uma demanda elástica apresenta maior sensibilidade a uma mudança no preço.
Os idosos e os clientes que fizeram a cirurgia bariátrica possuem demanda mais elástica porque provavelmente tenderiam a demandar comidas mais leves e saudáveis. Neste caso, se o preço aumentar, rapidamente esse grupo não estará afim de encarar uma churrascada. Sabendo disso, a Angélica atribui um preço mais baixo para o grupo dos idosos que é mais elástico ao preço e um preço mais alto ao grupo dos clientes comuns. Veja nos gráficos abaixo a demanda e receita marginal para cada caso e para o caso resultante, assumindo demandas lineares.
Desse modo, a empresa maximiza seus lucros atendendo os dois mercados! Responsabilidade social? Just business.
Agora duvido a empresa ter pensado assim como você, gostei da análise!
É, pode ser que a Angélica não tenha pensado mesmo… valeu!
Porisso que larguei o meu curso de economia assim que tive a aula inaugural de macro economia com a chata da Maria da Conceição Tavares ( uma das filhas da mãe do cruzado ). E continuo a entender a mensagem que foi passada pelo anúncio, sem ter ao menos olhado um gráfico dessa equação muito doida. A conclusão do que está ao final do texto – JUST BUSINESS – eu já tinha sacado só de ler o anúncio….e olha que eu fui um aluno bem mediano.
Caro Josevel, a Economia trabalha com a demonstração e verificação empírica de muitas proposições aparentemente óbvias. Mas, nem sempre coisas óbvias são de fato verificadas na Teoria ou na Pesquisa empírica.
No caso deste texto, a grande maioria pode ter pegado a mensagem rapidamente. Mas, fiz questão de fazer toda a “derivação na mão” para mostrar que existe um respaldo da Teoria Econômica por trás da atitude da Angélica Grill.
Abraço
Adriano.
Mas será que eles pensaram no lado do mkt também? Eu desistiria de ir num rodízio na hora que visse a palavra “bariátrica”. Talvez seja o tal do priming de que fala a economia comportamental
Olá PH, bom, à princípio imagino que o efeito de marketing seja positivo, já que aqueles que frequentarem a Angélica Grill ou acessarem a Prosa Econômica, muito provavelmente sairão espalhando a notícia do desconto! (rs) O que fará com que boa parte daqueles que fizeram a cirurgia fiquem sabendo da promoção.
Abraço
Adriano.
Brilhante! Vou postar e mandar para o Tyler Cowen!
Olá Leonardo Monastério, obrigado pelo elogio.
Fiquei muito honrado com sua visita.
Abraço
Adriano.
Parabéns pela análise … eu vi essa foto antes, mas isso tudo nem passou pela minha cabeça!!!!
Apesar do meu professor de micro ter sido muito bom, acho eu que deveriam ser usados exemplos práticos como esse em todas as aulas do curso de economia. A compreensão da teoria fica vaga no meio do amontoado de informações que se recebe numa aula. Ainda poderia chegar e falar pro meu sogro ” sabe aquela churrascaria ?! tá pela metade do preço”. Ele e o dono iriam me agradecer…
Parabéns pelo blog, muito bom conteúdo!!!!!
Marcelo – Revista Emagrecer