Skip to content

Seleção brasileira de futebol vale o quanto joga?

janeiro 16, 2012

É possível aproximar futebol e economia? Tirando o fato de que ambos são paixões nacionais (rs), não parece haver muita relação entre esses dois campos. Mas, acredite, existem empresas especializadas em mensurar o preço justo de jogadores e equipes.

Recentemente a Pluri Consultoria divulgou estudo sobre as 20 seleções mais valiosas do mundo, em função dos 23 atletas de cada equipe. Foram levados em consideração 15 variáveis referentes aos jogadores, tais como idade, técnica, regularidade, títulos conquistados, entre outras.

Com base neste levantamento e o ranking da Fifa (dezembro de 2011), que teoricamente reflete a qualidade dos times em campo, é possível constatar que nem sempre as seleções têm jogado o quanto valem.

Assim, se levarmos em consideração que o valor de mercado deveria refletir a qualidade técnica de cada seleção, podemos traçar algumas perspectivas para o futuro, como potencial de valorização ou desvalorização.

Se esse exercício estiver correto (é difícil valorar com exatidão uma determinada seleção e os critérios usados pela Fifa em seu ranking são questionáveis), é possível constatar que há uma diferença relevante entre o que os jogadores brasileiros podem render e o que de fato têm apresentado com a bola rolando. Ou seja, ou a seleção não vale o estimado ou a soma das partes é menor que o todo.

5 Comentários leave one →
  1. Daniel Bastos permalink
    janeiro 24, 2012 10:55 pm

    Sao assuntos que terao que se relacionar sempre.Um movimenta o outro,

    • Jorge Ikawa permalink
      fevereiro 6, 2012 2:11 pm

      Oi, Daniel, tudo bem? Obrigado pelo comentário.
      Muito provavelmente neste caso tenhamos um problema de simultaneidade, em que os atletas mais valiosos são chamados para a seleção e, ao mesmo tempo, ao fazer parte desse grupo, esses jogadores acabam tendo o passe valorizado.
      Jorge

  2. Antônio permalink
    janeiro 30, 2012 12:46 pm

    Talvez esse seja o caso em que a soma das partes (Somatório do valor individual de cada um dos integrantes) seja maior que o todo (valor da seleção) para o caso da Seleção Brasileira. Aqueles malditos são até bons, mas como time é uma porcaria mesmo! Individualmente, em seus times, acredito que a precificação está correta, já na seleção… Bom, ai já está falando o torcedor.

    • Jorge Ikawa permalink
      fevereiro 6, 2012 2:13 pm

      Ótima colocação, Antônio. Realmente é possível que os jogadores não rendam em conjunto o mesmo que apresentam em seus clubes.
      Obrigado pelo comentário.
      Jorge

Trackbacks

  1. Top Five Prosa Econômica « Prosa Econômica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s