Dilma começa 2012 com o pé direito?
Por um lado…
Pesquisa Datafolha publicada nos últimos dias pela Folha de S. Paulo mostra que 59% dos brasileiros consideram o governo de Dilma Rousseff bom ou ótimo. De acordo com a sondagem, esta é a maior aprovação de um governante à frente do país após o primeiro ano de mandato, superando seu antecessor, Lula, ao final de 2007 (aprovação de 50%).
Este resultado, de certa forma, está intrinsecamente ligado a outro, às expectativas econômicas para 2012. Segundo o Datafolha, 60% dos entrevistados acreditam numa melhora da situação econômica pessoal nos próximos meses (em junho de 2011, eram 46%).
Outros resultados relevantes nesta área dizem respeito ao desemprego (aumentou de 31% para 36% aqueles que acreditam que o desemprego irá diminuir), à inflação (recuou de 51% para 46% os que esperam alta da inflação) e à situação econômica do país (cresceu de 42% para 46% o número de pessoas que dizem que a economia brasileira irá melhorar).
Por outro lado…
O governo brasileiro foi destaque negativo em um levantamento divulgado ontem pelo jornal Washington Post. A pesquisa foi realizada pela Edelman Trust Barometer com cerca de 25 mil indivíduos em todo o mundo, com uma amostra de famílias com alta escolaridade, renda elevada e que também acompanha as notícias regularmente. Em relação ao ano anterior, foi encontrado um aumento significativo de desconfiança no governo brasileiro.
Os motivos não foram revelados pela pesquisa, mas é possível inferir com base em outras pesquisas que a elevada inflação e a lentidão do governo em despender os investimentos necessários para a Copa e Olimpíada, em grande parte devido à troca de lideranças de ministérios-chave ao investimento sob denúncias de corrupção, vêm desagradando aos brasileiros.