Skip to content

Otimismo com cautela

fevereiro 19, 2012

Segundo uma pesquisa realizada pela The Economist/FT, os empresários estão menos pessimistas em relação ao futuro da economia mundial. Se comparado ao resultado de outubro de 2011, o resultado de janeiro mostra uma queda do nível de pessimismo mundial.

Obs: O gráfico à esquerda está representado no eixo negativo. Portanto, resultados mais à esquerda, representam menos otimismo.

Com relação à criação de empregos, a pesquisa aponta a Europa e América do Norte como os mais pessimistas do globo. O otimismo fica por conta do restante do mundo. Dentre os otimistas está o Brasil. Não é para menos. Afinal, hoje é domingo de carnaval, não é mesmo?

Brincadeiras à parte, o que vem tornando o brasileiro otimista mesmo são as boas notícias. Segundo a PME (Pesquisa Mensal de Emprego), a taxa de desemprego em janeiro foi de 5,5%, a menor para um mês de janeiro desde o início da série (em março de 2002). Além disso, segundo o IPEA, o otimismo brasileiro em relação à economia, medido pelo IEF (Índice de Expectativas das Famílias) atingiu um nível recorde em janeiro.

No entanto, há controvérsias quanto a esse tipo de pesquisa. Será o otimismo só “para inglês ver”?

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s