O homem que mudou o jogo: um economista?
Ontem fui assistir ao filme “O homem que mudou o jogo” (Moneyball), um dos indicados ao Oscar de 2012. Queria ver beisebol na telona (películas com esse tema são tão escassas nos cinemas brasileiros – a demanda é muito pequena, fazer o que, né) e eis que o que encontro é um economista!
Interpretado por Jonah Hill, Peter Brand é formado por Yale. Embora não seja um grande conhecedor do esporte, ele traz técnicas estatísticas para que um time com orçamento modesto, o Oakland A´s, otimize seus recursos escassos na contratação de bons jogadores.
Embora não exista na vida real, Brand torna-se o braço direito do gestor da equipe, Billy Beane (interpretado por Brad Pitt). De acordo com a Wikipédia, Brand seria uma adaptação do economista formado por Harvard, Paul DePodesta, que não teria aprovado a forma como seu personagem foi retratado no filme.
De qualquer forma, se Brand (ou DePodesta) não mudou o jogo, pode-se dizer que ele foi essencial para que a alteração ocorresse. E não para por aí, já que Jonah Hill concorre ao Oscar de melhor ator coadjuvante por esse papel.
Oscar e economia têm tudo a ver. Como não se lembrar de “Uma mente brilhante” (A Beautiful Mind), que rendeu quatro estatuetas em 2002 para a película baseada na vida do Nobel John Nash? E você, lembra-se de algum “economista” de sucesso no cinema?
vi Adam smith nao me lembro qual filme
Melhor cena de economia no cinema:
Ben Stein (que depois virou comentarista econômico) no Ferris Bueller’s Day Off.
O Paul Krugman também já fez um cameo num filme de 2010:
http://drunkeynesian.blogspot.com/2011/08/paul-krugman-estrela-do-cinema.html
Que bacana! Muito obrigado pela contribuição.