Skip to content

Coisas sinistras que os Economistas vêem no Oscar

fevereiro 26, 2012

Economistas sempre surpreendendo nos temas de pesquisa… Hoje fui dar uma olhada nos papers que os nossos pesquisadores vêm publicando sobre o Oscar. É um mais sinistro que o outro.

Ano passado, também na data do Oscar escrevi um post (A Maldição do Oscar) sobre uma pesquisa que encontrou que ganhar o Oscar está associado a um maior risco de divórcio de melhores atrizes, apontando para uma provável maldição das ganhadoras.

Mas os resultados macabros não param por aí. Hoje, procurando outras pesquisas, vi que tem economista procurando saber se ganhar o Oscar está associado à morte prematura. O pior é que teve um trabalho que encontrou o procurado. Ganhar o Oscar está sim associado a uma menor expectativa de vida, trabalho feito com a comparação dos roteiristas ganhadores com os nominados. A expectativa de vida foi de 3,6 anos menor para os vencedores em relação aos nominados. Ainda segundo a pesquisa, vitórias adicionais foram associadas com um aumento de 22% nas taxas de mortalidade.

Tem também alguns estudos que buscam entender o que influencia na decisão dos filmes ganhadores. Por exemplo, o paper “And the Oscar Goes to… A Logistic Regression Model for Predicting Academy Award Results” encontrou que um filme é mais provável de ganhar se recebeu um maior número de nomeações, se ganhou o Globo de Ouro de melhor filme na categoria drama, se era épico ou uma biografia, ou se o diretor do filme ganhou o prêmio DGA. Também segundo a pesquisa, um filme é menos provável de ganhar à medida que o número de prêmios de melhor diretor aumenta. Isto é, se o diretor do filme ganhou prêmios anteriores de melhor diretor ou se ganhou o Globo de Ouro de melhor diretor, as chances de levar a estatueta são bem menores.

Por fim, tem um estudo que procurou saber se o Oscar tem algum impacto no preços de ações. A autora rodou uma batelada de modelos, fez uma porção de tabelas, tudo na expectativa de encontrar algo que comprove sua tese. O resultado não podia ser diferente: “não foi encontrado efeito significante do prêmio do Oscar no preço das ações”.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s