Skip to content

Pesquisar, escrever, submeter e esperar

março 4, 2012

Recentemente, o The New York Times publicou uma matéria sobre o processo de publicação das pesquisas científicas. O artigo propõe uma forma alternativa ao processo científico.

Segundo o artigo, o atual processo de publicação científica – pesquisar, submeter e esperar o parecer – parece ultrapassado na visão de muitos pesquisadores. A revisão do trabalho pode demorar meses, além do fato de que a informação científica pode ficar limitada ao grande público, seja em função dos custos de assinatura dos periódicos, ou da própria restrição do fluxo de informação.

O novo grupo de cientistas defensores da “ciência aberta” propõe a utilização da internet para tornar o processo mais rápido e mais acessível ao grande público, seja para contribuições aos trabalhos, ou meramente para leitura.

O artigo cita alguns exemplos de sites de “ciência aberta” que vem crescendo e se popularizando:

  • i)    arXiv: possui uma seção chamada Finanças Quantitativas, onde podem ser encontrados trabalhos estatísticos, econométricos, modelos de precificação, entre diversos outros temas;
  • ii)    ResearchGate: consiste em uma rede social, na qual os pesquisadores podem compartilhar trabalhos, encontrar colaboradores e questionar o trabalho de colegas. A parte de Economia já conta com 67.145 usuários e mais de 1 milhão de publicações na área.

Vale lembrar, no entanto, que a “ciência aberta” deve ser desenvolvida com cautela. Primeiro, por que as publicações são utilizadas como uma medida da produtividade de pesquisadores. Segundo, deve-se ter o cuidado de não acontecer uma proliferação de falso conhecimento, por meio de sites que promovam teorias da conspiração, por exemplo.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s