Skip to content

O crescimento made in China

março 6, 2012

Esta semana começou com a notícia de que a China deverá crescer menos este ano. Os 7,5% previstos para 2012, que para o resto do mundo seria uma expansão assustadoramente elevada, representam quase 2 pontos percentuais a menos em comparação ao registrado em 2011 (9,2%).

Seria isso um sinal de que a economia chinesa está perdendo fôlego? Até quando o país conseguirá manter o ritmo atual? Esta tem sido uma das questões mais inquietantes dos últimos anos e a possível resposta, a depender do otimismo ou pessimismo do analista, pode tirar o sono de muitos governantes.

Não tenho a resposta para essa pergunta, mas encontrei um texto muito interessante sobre o assunto. Há alguns dias, o professor do Insper, Eduardo de Carvalho Andrade, publicou na Folha de S. Paulo um artigo intitulado “A China vai perder o fôlego”. A argumentação utilizada é familiar para aqueles que já tiveram aula de Desenvolvimento Econômico (ou Macroeconomia III, a depender do currículo da instituição de ensino).

A ideia é mais ou menos a seguinte: um país pode adquirir novas tecnologias por meio de invenções ou imitações. O custo de imitar algo já existente é muito menor do que o de desenvolvimento, dado que o país seguidor pode, inclusive, pular etapas nesse processo.

No entanto, à medida que a nação mais atrasada começa a se aproximar da fronteira tecnológica, os custos de imitação tornam-se mais próximos dos de criação. Assim, no longo prazo, países que antes apenas copiavam passam a ser obrigados a também criar novas tecnologias.

O “milagre” econômico chinês atual seria fruto desse hiato entre os países da vanguarda tecnológica e a nação oriental. Aproveitando-se da possibilidade de pular muitas etapas, a China tem apresentado crescimento invejável ao resto do globo. Resta saber até quando…

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s