Trio mortal, Felicidade, Finanças e MIT: o que estamos lendo
Diretor da FGV solta o verbo: “Se mantivermos o trio mortal, o nosso futuro será regredirmos para uma economia primário-exportadora, como fomos no século XIX, conjugado com um imenso e inchado setor de serviços à la Grécia, Portugal ou Espanha.. Até que uma crise maior nos acorde.” Na íntegra aqui. Indicação do link: Jorge Ikawa.
Felicidade em números: onde vamos parar? Notícia da The Economist. E tem economista querendo substituir o PIB pelo FIB. Daqui a pouco vai ter relatório de tédio, TIB, Tédio Interno Bruto… Indicação do link: Erich Vale.
Vida inteligente na web: Não posso deixar de citar esta iniciativa que a Prof. Roseli vem fazendo com seus pupilos. Na disciplina de Finanças I, da FEA-RP, ela montou um projeto (aqui o link) para discutir os capítulos do livro “How we Decide”. Uma forma bem legal de trocar ideias sobre o assunto.
“Nenhum país está condenado a ser pobre para sempre”: Professor Daron Acemoglu, do MIT, em entrevista à Época fala sobre suas pesquisas recentes sobre o papel das instituições no desenvolvimento econômico. Aqui uns slides do seu novo livro “Why Nations Fail”. Indicação dos links: Vanderson Rocha.